Como criar uma Declaração de Princípios Éticos de IA para sua empresa
Veja como criamos a Declaração de Princípios Éticos da Technoethics — e por que a sua precisa ser feita sob medida
Você já viu uma Declaração de Princípios Éticos de IA? Dentro da governança corporativa de inteligência artificial, ela é o primeiro documento que precisamos elaborar quando construímos uma Política de IA para empresas.
Por que essa declaração é o começo? Ora, é ela que traz os princípios que vão orientar todo o desenvolvimento subsequente da Política, destinada a estabelecer coisas como a estrutura de Governança, os fluxos de trabalho e os usos permitidos e proibidos de aplicações de IA no ambiente corporativo.
Redigir uma Declaração de Princípios Éticos de IA para empresas é muito diferente de copiar o que encontramos nas várias declarações — genéricas — de princípios éticos de IA, que têm sido publicadas nos últimos anos.
Estas declarações como os Princípios de IA Asilomar, a Declaração de Montreal para a IA Responsável ou as Ethics Guidelines for Trustworthy AI, são muito importantes por fornecerem um consenso em relação aos princípios éticos que são relevantes no contexto da IA.
Porém, como cada empresa atua dentro de uma conjuntura — econômica, regulatória, setorial, cultural etc — muito particular, na verdade precisamos customizar os princípios éticos de IA para a realidade corporativa que encontramos.
Isso significa dizer que nem todos os princípios éticos que vamos encontrar enunciados nas declarações genéricas serão significativos para a realidade que a minha empresa enfrenta.
Assim, a tarefa dos responsáveis pela Política de IA de uma empresa será selecionar, a partir dos valores que são relevantes em sua realidade, os princípios éticos de IA apropriados para a Declaração.
Nesse artigo, vou mostrar como fiz isso para a Technoethics — a Escola de Ética da Tecnologia, que é a minha empresa de educação corporativa. Com isso, você vai ter uma boa noção do passo a passo necessário para se elaborar uma Declaração de Princípios Éticos de IA para sua empresa.
O que seria um pesadelo ético para a Technoethics?
O primeiro passo é pensar: o que não queremos que aconteça na nossa empresa? Isto é, o que, caso acontecesse, traria um prejuízo reputacional à empresa? Podemos chamar isso de risco ético.
A Technoethics é uma empresa de educação cujo maior ativo é a qualidade do serviço que entrega a seus clientes e a integridade do conteúdo (aulas, cursos, workshops, conteúdo de redes sociais, Newsletters) que distribui. Nossa empresa falharia em respeitar nossos clientes caso nosso serviço fosse de baixa qualidade ou o conteúdo não fosse resultado de estudos, análises ou reflexões produzidos por seus fundadores.
Assim, nossos pesadelos éticos seriam coisas como:
o comprometimento de nossa independência intelectual e transparência;
ver nosso conhecimento sendo usado para práticas antiéticas;
ceder ao sensacionalismo e à superficialidade;
perder de vista o impacto humano das tecnologias;
não praticar o que ensinamos;
ficar para trás e oferecer conteúdo desatualizado;
nos tornarmos rígidos e resistentes à inovação.
Selecionar os problemas que queremos evitar não é algo simples. Exige, na verdade, conhecimento profundo da missão e dos valores que impulsionam a empresa e cuidadosa reflexão e diálogo com sócios, lideranças etc.
Você já pode imaginar então que foram necessárias muitas horas para elaborar a Declaração da Technoethics. Imagine, portanto, o quanto de esforço será necessário para fazer isso com empresas que têm centenas ou milhares de funcionários e usa IA de várias maneiras diferentes. Se uma empresa assim quiser uma Declaração de Princípios de verdade, isso certamente demandará tempo e reflexão.
Depois que os pesadelos éticos foram devidamente mapeados, podemos passar para uma segunda etapa, que consiste em selecionar os princípios éticos que respondem melhor a conjuntura da minha empresa.
Com isso, chegamos à redação final de uma Declaração de Princípios, que consiste basicamente em uma lista de princípios seguidos da explicação do porque eles são relevantes para a minha organização.
Abaixo, você pode ver como ficou a Declaração da Technoethics. Foram selecionados 5 princípios éticos de IA, seguidos da explicação de porque eles são importantes para a nossa atividade. Para facilitar, coloquei entre parênteses depois de cada princípio o nome do Documento do qual esse princípio foi retirado.
A Declaração de Princípios Éticos de IA da Technoethics
A Declaração começa afirmando a nossa missão:
“A Technoethics é uma empresa de educação que tem como missão contribuir, através do ensino, para que seja feita a coisa certa no desenvolvimento e no uso das tecnologias”.
Com base nisso, nossa atuação é guiada pelos princípios éticos que você vê abaixo, baseados em frameworks internacionais reconhecidos.
Se você quiser essa Declaração de Princípios em PDF, o documento pode ser lido e baixado por este link.
Conclusão
Uma Declaração de Princípios Éticos de IA é a base de qualquer Política de IA. É ela que vai orientar todas as medidas que essa Política vai estabelecer.
Elaborar de verdade essa Declaração é um processo que exige cuidadosa pesquisa, diálogo e reflexão com as pessoas que integram sua empresa.
Na Technoethics, escolhemos os seguintes princípios:
IA centrada no ser humano;
Beneficência e impacto social positivo;
Transparência e uso responsável de IA;
Supervisão humana e controle sobre a IA;
Letramento em IA e formação ética.
Esses princípios respondem à realidade que vivenciamos com a Technoethics e com os valores que são relevantes para o que entendemos ser a nossa missão. Qual é a realidade da sua empresa? Sua declaração começa por aí.
No dia 07/04 às 19h30 eu e Nuria López vamos dar uma Masterclass gratuita sobre as principais tendências da Inteligência Artificial para os próximos anos, mostrando o impacto estratégico que elas terão no mercado, no trabalho e nas organizações.
Essa será também uma oportunidade para você conhecer o Board Technoethics, um espaço exclusivo que estamos criando para analisar profundamente as tecnologias emergentes e seus desafios estratégicos e sociais.
👉 A participação é gratuita, e será ótimo contar com você nesse encontro!
Inscrições abertas. Clique aqui